Este mês foi realizado em Natal/RN o Congresso de Matemática Aplicada e Computacional – CMAC Nordeste 2012. Este evento é derivado do consagrado Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC. O CMAC objetiva a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional e a integração, trocas de experiências e intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores atuantes no País.
A Petiana Ellen Marianne Bernal Cavalheiro submeteu um trabalho intitulado “Aplicação de Algoritmos Genéticos no Reordenamento de Matrizes Esparsas”, desenvolvido juntamente com a professora Daniele Costa Silva (UFMS – Câmpus de Ponta Porã) e a professora Sheila Moraes de Almeida (UFMS – Câmpus de Ponta Porã) e foi aceito para apresentação no Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC Nordeste).
Este evento é derivado do principal evento do país em matemática aplicada, o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC) e, portanto ter participado deste evento enriqueceu a minha formação, foi uma ótima troca de experiências e conhecimentos com demais alunos e pesquisadores da área e divulgação da pesquisa realizada no meu trabalho de conclusão de curso.
O trabalho consiste em analisar a influência dos algoritmos genéticos como heurística de reordenamento de matrizes esparsas no desempenho dos métodos dos gradientes conjugados pré-condicionados pela fatoração controlada de Cholesky. Para isso, estou utilizando sistemas lineares oriundos de método de pontos interiores para programação linear. Este método tem apresentado um bom desempenho na resolução de problemas de programação linear de grande porte, no entanto suas iterações são caras computacionalmente. A cada iteração deste método é necessário a solução de um ou mais sistemas lineares e este é o passo mais caro do ponto de vista computacional. Para reduzir este custo, utilizo o método iterativo dos gradientes conjugados precondicionados. Como precondicionador, estou aplicando a fatoração controlada de Cholesky, mas para que esta produza bons precondicionadores é necessário fazer o reordenamento das matrizes e para reordená-las é utilizada a heurística algoritmos genéticos.
Este ano a aluna publicou o seu trabalho em dois eventos. O primeiro foi o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) realizado na Fundação Getúlio Vargas no mês de setembro na cidade do Rio de Janeiro/RJ e o segundo evento foi o Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC Nordeste) no mês de novembro na cidade de Natal/RN e ambos com o apoio financeiro do grupo PET Fronteira e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE)
A participação da acadêmica no evento possibilitou conhecer novos pesquisadores na área da otimização. Durante sua apresentação ela teve a oportunidade de conhecer vários trabalhos, fazer novas amizades e contatos para que futuramente possa prosseguir meus estudos, em programas de pós-graduação.

Foto: apresentação no CMAC Nordeste.


                                                       Foto: apresentação no CMAC Nordeste.