Este mês foi realizado no Rio de Janeiro o Congresso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa e o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (CLAIO/SBPO). O XVI CLAIO é a conferência bianual organizada pela ALIO e o XLIV SBPO é o simpósio anual organizado pela SOBRAPO.
O CLAIO/SBPO foi realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), localizada no centro do Rio de Janeiro, em pleno coração financeiro da cidade, área rica em espaços culturais como, por exemplo, a Igreja da Candelária (construída no século XVIII), o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), uma bela construção neoclássica de 1906 e, ainda, o Centro Cultural dos Correios, construído no início do século passado (1922).
O programa acadêmico é composto de sessões paralelas, técnicas e especiais, palestras plenárias e minicursos que cobrirão muitos aspectos da Pesquisa Operacional. Este ano, o tema oficial da conferência conjunta é A Pesquisa Operacional em grandes eventos esportivos.
Simultaneamente, dias 27 e 28 de setembro, foi realizado o workshop LIA-SGT, primeiro workshop em Teoria Espectral de Grafos destinado a pesquisadores latino-ibero americanos. A edição de 2012 do LIA-SGT acontecerá no mesmo local do CLAIO/SBPO. O objetivo deste workshop é reunir grupos de pesquisa de Portugal, Espanha e América Latina na área de Teoria Espectral de Grafos.
A petiana Ellen Marianne do grupo PET Fronteira submeteu um trabalho intitulado “Aplicação de Algoritmos Genéticos no Reordenamento de Matrizes Esparsas”, desenvolvido juntamente com a professora Daniele Costa Silva e a professora Sheila Morais de Almeida (UFMS – Câmpus de Ponta Porã) e foi aceito para apresentação.
Este evento é o principal evento do país em pesquisa operacional, a qual engloba diversas áreas do conhecimento, em especial, teoria da computação e, portanto enriquece a formação da aluna além de ser uma ótima oportunidade de troca de experiências e conhecimentos com demais alunos e pesquisadores da área e divulgação da pesquisa realizada pela mesma em seu trabalho de conclusão de curso.
O trabalho contou com o apoio financeiro do grupo PET Fronteira e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE).
Ellen durante a sua apresentação